Durante os dias 3 a 6 de dezembro de 2015, rolou em São Paulo a segunda edição da Comic Con Experience, evento voltado à cultura pop no geral. Estivemos lá durante os dois primeiros dias (quinta e sexta), nessa celebração geek que tende a crescer cada vez mais no país.
ESTRUTURA
Pois bem, sendo o segundo ano que o evento acontece no Brasil, já é possível ter uma certa comparação ao anterior e avaliar: a estrutura do evento aumentou bastante no São Paulo Expo – bem mais estandes e lojas do que visto em 2014, com melhoria notável na disposição, porém ainda longe do ideal. Grandes lojas como Comix, Nerd Store e Panini, por exemplo, acarretam em filas enormes, atrapalhando a circulação do público em alguns momentos e isso precisa ser melhor dimensionado. Dentro da estrutura nota-se um capricho maior dos estandes de produtoras – melhor produzidos e com muita interatividade.
Destaques
Netflix trouxe o principal de seu repertório, desde um jogo inspirado em Kilgrave de “Jessica Jones”, até um karaokê onde o público poderia cantar diversas músicas de séries da produtora. A Disney/Pixar criou uma grande piscina de bolinhas, onde os participantes deveriam mergulhar e encontrar a “Dory” valendo brindes, como forma de promover o novo filme “Procurando Dory”, previsto para 2016.
A Warner trouxe exposição dos figurinos de suas séries, como “Arrow”, “The Flash”, “Gotham” e “Supergirl” – além dos trajes do aguardado filme “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”.
Outro destaque fica para a Fox, que não deixou de relembrar o seu maior clássico “Os Simpsons” e apresentou o novo “A Era do Gelo 5”, em pista de patinação de gelo para quem quisesse se arriscar.
O transporte do público funcionou no mesmo esquema de 2014, ônibus realizaram o trajeto ida-volta a partir do terminal Jabaquara, em São Paulo. O problema maior é que o local do evento está em reforma em diversos pavilhões, o que gerou mais desvios em todo o percurso, inclusive para pedestres. Segundo dito pela organização, durante a coletiva de imprensa, a São Paulo Expo foi mantida como o local para eventos posteriores devido ao aumento do espaço e melhoria na estrutura.
Nota: 7.5/10
Marvel, DC Comics e nomes como Frank Miller, Jim Lee e Maurício de Sousa – grandes quadrinistas estiveram na edição desse ano e passaram pelo Auditório Cinemark, o principal do evento
PAINÉIS
Sem dúvidas, neste item aconteceu o ponto alto e também baixo da CCXP 2015. Com 3 auditórios disponíveis para painéis, palestras, pré-estreias e discussões no geral, a programação foi diversificada atraindo fãs de HQs, séries, filmes e com algumas pouquíssimas exclusividades vindo das produtoras. O palco principal dessa vez foi batizado de Auditório Cinemark, com capacidade para 2500 pessoas, onde desde às 10h até 20h apresentou diversas atrações aguardadas do público. A grande questão fica em torno de como é feita a organização para quem quiser participar de tudo: é necessário sacrificar boa parte da experiência em torno do evento, prostando-se desde 6h da manhã na fila para conseguir entrar nos painéis – e sim, é possível ficar neles durante o dia inteiro, diminuindo ou eliminando qualquer possibilidade daquele geek, mas comprou a sua entrada tanto quanto o outro. A competição de quem é o maior fã não deve ser pela fila, este tipo de cultura precisa ser eliminada e condições mais dignas pra quem compra o ingresso deveria ser pensado, afinal não estamos falando de um ingresso barato, não tem o valor de qualquer outra feira, pura e simplesmente. Outro argumento falido, seria: “é a mesma experiência na Comic Con lá fora”. É desnecessário se apoiar nos estrangeirismos, ao invés de pensar em um modelo mais justo, que trate bem o seu público. Um evento que reúne por dia cerca de 30 a 40 mil pessoas tem a obrigação de pensar e oferecer maiores possibilidades ao pagante do ingresso. Muitos fãs ficaram extremamente decepcionados em não conseguir participar de nenhum painel, ficando a mercê do telão que transmitia parcialmente o que rolava lá dentro.
Nota: 6.5 / 10
Os atores convidados da Netflix: Krysten Ritter e David Tennant, “Jessica Jones” e o vilão “Kilgrave” em painel curtíssimo com aproximadamente 10 minutos de duração – a atração mais esperada do segundo dia de CCXP 2015
EXPERIÊNCIA
Um dos grandes diferenciais que temos no evento brasileiro, certamente é a experiência provocada pela interatividade dos estandes e pelos próprios fãs, principalmente através de cosplayers. E isto é uma impressão geral. Na coletiva, Erico Borgo (Portal Omelete e um dos organizadores) disse a seguinte frase “No país do carnaval, é comum destruir tudo e refazer a partir do zero para levar uma nova experiência ao visitante” – e isso realmente acontece na CCXP – vi pouquíssimas coisas parecidas com o ano passado, praticamente tudo foi reconstruído. O público é um show a parte e faz parte do “Experience” da Comic Con brasileira – inúmeros cosplays muitíssimo bem feitos e muitos sorrisos no rosto dos geeks de todas as idades, dos 5 ao 45 anos, afinal a gente sabe que não existe idade para curtir esse mundo. Era visível e muito legal ver gerações diferentes e até mesmo famílias inteiras frequentando a mesma loja em busca do mesmo artigo – isso te faz aproximar do outro ao seu lado, numa imersão naquele mundo, mesmo que seja por algumas horas.
Nota: 8/10
Será que é realmente necessário abarrotar 144 mil pessoas em 4 dias, prejudicando a experiências em lojas e demais atrações que o evento oferece aos fãs? Não seria ideal já rever o que pode ser melhorado nesse ponto? Segunda a expectativa divulgada pela organização, era esperado 120 mil fãs durante a CCXP 2015
CRÍTICA GERAL
A curadoria mostrou que pode reinventar e ser criativa, assim como conseguiu resolver problemas da edição passada e manteve o benefício da meia-entrada estendido a todas as pessoas que doaram um livro em bom estado no dia. E aqui cabe o elogio.
A programação completa foi divulgada poucos dias antes do início da CCXP, prejudicando o planejamento de muitos fãs. A experiência do evento ainda não entrega tudo que tem potencial para entregar. Que a organização seja mais detalhista e inovadora, observando os pontos relatados, entre outros, como chave para a melhoria contínua, crescendo a cada ano em visibilidade e servindo de exemplo para futuros eventos de cultura pop no nosso país.
Nota geral: 7,3
Vale lembrar que a próxima edição da Comic Con Experience já foi confirmada para ano que vem, acontecendo entre os dias 01 a 04 de Dezembro de 2016. O que será que podemos esperar?
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