Em seu novo filme, Gus Van Sant lida mais uma vez com sua especialidade: a juventude. Desde seus primeiros filmes, como Mala Noche, Drugstore Cowboy e My Own Private Idaho existe esse frescor da juventude misturado com um mundo adulto mais complexo. Se em Elefante e Paranoid Park ele lidou com uma juventude pura e perturbada, Restless o retrato da juventude romntica.
O filme conta a histria de Annabel Cotton (Mia Wasikowska), uma jovem com um cncer terminal, e a construo de sua amizade e amor por Enoch Brae (Henry Hopper), um jovem que acabou de sair do coma, aps sofrer um acidente de carro, responsvel pela morte de seus pais. Apesar de seus pesares, Annabel est conformada com seu destino, teve tempo para aceita-lo e agora se v livre para poder aproveitar seus ltimos meses a sua maneira e apenas com aquilo que h de melhor, se recusando a passar por problemas cotidianos. J Enoch , como diz uma prpria fala do filme, “without bright colors”. Ele, apesar de ter ganhado uma nova chance na vida, se v revoltado e inconformado com o que lhe aconteceu e acaba carregando a morte consigo o tempo todo, no s pela no aceitao, como tambm porque seu melhor amigo , na verdade, Hiroshi Takahashi (Ryo Kase), um fantasma de um kamikase japons morto na II Guerra Mundial. Hiroshi age como a conscincia de Enoch, dizendo-lhe quando um coisa j foi longe de mais. Apesar de estar sempre protegendo o amigo, Hiroshi sente um pouco de cimes da relao entre Annabel e Enoch, afinal, com ela, Enoch no precisa ser mais protegido do mundo. Ao poucos, eles vo se descobrindo e construindo uma felicidade muito frgil. Annabel trata sua morte de uma maneira muito leve, que facil dizer se um extremo ato de aceitao ou negao. Tudo para ela uma grande brincadeira. No comeo, esse flerte com a finitude chama a ateno de Enoch, que entra na “brincadeira”, at perceber que desenvolveu sentimentos reais pela namorada e passa a sofrer com sua futura morte, tendo que lidar assim com todos os seus traumas de ser “abandonado” no passado. Se existe algum “inquieto”, como o ttulo sugere, ele. Enoch quem tem dvidas sobre o que certo e errado, quais so seus reais sentimentos e como lidar com eles. E Enoch quem, no final, tem um arco dramtico, um amadurecimento. O jornal “The New York Times” definiu essa batalha interna do personagem como “exerccio passivo-agressivo de coero emocional”.
A histria pode ser compreendida como uma mistura clich entre Harold e Maude, filme em que um jovem frequentador de funerais de pessoas que no conhece, passa a ver um fantasma, exatamente como acontece em Restless, e Love Story, em que uma jovem talentosa e com muita vida, sofre de uma doena terminal, deixando seu namorado vivo e tendo que lidar com a dor e o sofrimento. O fato da histria no ser novidade no tira em nada o brilho do filme. O roteiro bem escrito e tem momentos muito, muito doces, misturado com exploses de emoes enrustidas e surpresas, boas e ruins, que te fazem pular da cadeira. Gus retrata esses jovens quase que com um conhecimento de causa. Ele sabe como fotografar a delicadeza frgil de Mia Wasikowska, e tambm sabe perceber os dois lados presentes em Henry Hopper – o revoltado sedutor e o garoto fofo e solitrio. Henry, de apenas 21 anos e filho de Dennis Hopper, faz uma estria brilhante. A cmera parece fascinada por seu rosto anguloso e seu jeito levemente “awkward”. Para mim, parece certo o seu futuro como ator. No fosse pelo fato de j estar em ps-produo, eu certamente o colocaria como Dean Moriarty no elenco de On The Road, adaptao de Walter Salles para a obra clssica de Keouac. O rapaz simplesmente tem essa energia, esse charme imediato, misturado com um qu de rebeldia e um corao amvel. Mia Wasikowska, tambm muito jvem, apenas 22 anos, j mostrou seu talento em “The Kids Are All Right”. Aqui ela parece muito mais uma criana do que nos outros filmes, porm ela capaz de mostrar uma fragilidade que vai muito alm de seus personagens anteriores. Ryo Kase tambm d uma grande interpretao a Hiroshi, com uma carga constante de arrependimento, solido e tristeza.
A esttica nem se parece com o esperado de Gus Van Sant. muito mais “vintage”, no sentido dos figurinos, e lavado, na imagem criada pelo fotogrfo Harris Savides (que j acompanhou Gus em diversos outros trabalhos), sempre com tons pastis, meio enevoados, dando uma impresso de Portland como uma cidade presa num tempo de sonho. Savides j criou estticas parecidas em Somewhere, de Sofia Coppola, e Margot e o Casamento, de Noah Baumbach, mas Restless leva isso ao extremo. Tanto que no conseguimos reconhecer muito de Gus nesse lado “filme hipster”. Primeiramente pensamos no prprio Noah ou at mesmo no estreante Ayoade (de Submarine). A trilha sonora excelente e tambm ajuda a criar esse clima, contando com “Two of Us” dos Beatles para a cena de abertura, “Fairest of the Seasons” de Nico para a cena final (o que me lembrou um pouco o uso dessa mesma msica no filme The Royal Tenenbaums de Wes Anderson) e Sufjan Stevens e msicas francsas para o resto. Muito, muito bonito.
No final das contas, clich ou no, o filme te conquista. Aos poucos, a tristeza e a beleza do filme vo entrando em voc. No conseguiria traduzir melhor o sentimento de quando sa da sala de cinema, mas se no dizendo: um choro que mistura pesar e doura e, acima de tudo, uma catarse bem vinda. o tipo de filme que vai te tocar e voc vai se emocionar, e por um segundo talvez voc possa questionar o destino e sua justia mas, no final, o que sobra esperana.
You might also like
More from Filmes, HQs e Séries
Oscar 2018 confirma influências culturais do México nos Estados Unidos
As premiações de Melhor Direção para Guillermo del Toro com “A Forma da Água” e Melhor Animação para o filme …
Up! Altas Aventuras anuncia novo show no Animal Kingdom
Em 2018 uma nova atração aguarda os fãs de “Up! Altas Aventuras” (2009) no parque temático Animal Kingdom, na Disney, …
Festival Internacional de Cinema de Trento, na Itália, promove proteção ambiental
A cidade italiana de Trento, no norte da Itália, abriga um dos mais tradicionais e diferentes eventos de cinema da …