Rolou uma série de pequenas novidades e boatos do Daft Punk nos últimos três dias. Vou tentar ser sucinto, porque tem coisa pra caramba, vamos lá:
Sexta-Feira: Nos telões do Coachella passou um trailer com Pharrell Williams, Nile Rodgers e o Daft Punk em provável clipe da música “Get Lucky“. Após o trailer, surgiram os créditos com os colaboradores do álbum, entre eles: Panda Bear, Julian Casablancas, Nile Rodgers, Pharrell Williams, Chilly Gonzales.
Sábado: Saiu o tracklist no Pigeons and Planes, na Complex, Gigwise e outros sites importantes, todos referenciando um tal de Do Androids Dance, este site comenta que o tracklist abaixo foi tirado do pre-order no iTunes (no entanto se você clicar no link verá que todas as faixas estão como UNTITLED ainda), nenhum print-screen surgiu na web, nada. Ao final do artigo este site referencia outro site (Dancing Astronaut), que comenta a entrevista do Daft Punk para a Rolling Stone e no final joga o tracklist sem nenhuma explicação adicional, novamente ficamos no escuro para cravar se o tracklist abaixo é realmente verdadeiro… ou fake, nenhuma palavra oficial sobre o assunto, então mesmo que se confirme posteriormente, NESTE MOMENTO continua na zona do boato.
Mas não foi o único do fim de semana, como vocês verão mais abaixo.
UPDATE 16/04: Tracklist confirmado.
Tracklist:
1. “Give Life Back to Music” (featuring Nile Rodgers)
2. “The Game of Love”
3. “Giorgio by Moroder” (featuring Giorgio Moroder)
4. “Within” (featuring Chilly Gonzales)
5. “Instant Crush” (featuring Julian Casablancas)
6. “Lose Yourself to Dance” (featuring Pharrell Williams and Nile Rodgers)
7. “Touch” (featuring Paul Williams)
8. “Get Lucky” (featuring Pharrell Williams and Nile Rodgers)
9. “Beyond”
10. “Motherhood”
11. “Fragments of Time” (featuring Todd Edwards)
12. “Doin’ It Right” (featuring Panda Bear)
13. “Contact” (featuring DJ Falcon)
A listagem sem o nome das faixas, mas com as colaborações e (mais importante!) o papel desempenhado, era o que havia vazado no começo do mês e bate com o suposto tracklist.
1 – Nile Rodgers (Guitar), Paul Jackson Jr. (Guitar) – 4:34
2 – Instrumental – 5:21
3 – Giorgio Moroder (Synth) – 9:04
4 – Gonzales (Piano) – 3:48
5 – Julian Casablancas (Vocals) – 5:37
6 – Loose yourself to dance – Nile Rodgers (Guitar), Pharrell Williams (Vocals) – 5:53
7 – Paul Williams (Vocals and Lyrics) – 8:18
8 – Nile Rodgers (Guitar), Pharrell Williams (Vocals) – 6:07
9 – Paul Williams (Lyrics) – 4:50
10 – Instrumental – 5:41
11 – Todd Edwards (Vocals) – 4:39
12 – Noah Benjamin Lennox (Panda Bear – Vocals) – 4:11
13 – Dj Falcon – 6:21
O trailer com um trecho de “Get Lucky”, que tinha rolado na noite anterior no Coachella, passa também no intervalo do SNL, na tv americana:
Ainda no sábado a Yves Saint Laurent publicou o vídeo abaixo, que mostra o novo visual da banda, produzido pela marca:
Segunda-Feira – Divulgado o quarto vídeo da série “The Collaborators”, onde os colaboradores do álbum comentam sobre o processo de gravação, alguma experiência engraçada e etc. Neste vídeo quem comenta é Pharrell e ele cita por exemplo, sobre o processo orgânico de gravação do disco.
Ao longo dos dias and trying to get fakey
Sairam versões fake da música, todo mundo quer fazer um HOAX da nova do Daft Punk (e teve até blog gringo caindo novamente). A faixa foi montada em algum software de mixagem, utilizando os trechos que foram divulgados até o momento, com abrupções grosseiras entre os trechos colados.
Hoje uma rádio francesa publicou outra versão fake como produto de colagem dos trechos publicados e desde sexta-feira corre o boato que o novo single seria lançado hoje (segunda-feira), apoiado no que a rádio vinha falando de fazer o premiere da música. A verdade é que até o momento nenhuma fonte oficial publicou ou deu algum sinal sobre quando irá disponibilizar a nova música e /ou clipe completo.
E mais…
Daft Punk com cara de banda.
Na entrevista concedida a Rolling Stone, o duo deu a entender que sairia da zona de conforto que vive a EDM, criticando a situação do gênero, onde as produções atuais não tem mais personalidade, não tem “assinatura” de quem fez, são feitas em aeroportos e quarto de hotel, ao invés de estúdios. O trabalho novo deve flertar mais com o analógico. Apenas 2 das 13 faixas são produtos de bateria eletrônica, Thomas disse que tentaram “fazer com humanos, aquilo que normalmente fazem com máquinas e samplers”. Ele ainda comenta a técnica do auto-tune que robotiza a voz das pessoas. No caso do Daft Punk é o processo inverso em Random Access Memories, eles tentaram humanizar as vozes robóticas o máximo que puderam, em termos de emoção e expressividade. Outro detalhe relevante fornecido pela entrevista é a colaboração que o Daft Punk fez para o que deve ser o próximo álbum do Kanye West.
E que venha logo esse disco, chego ao final desse texto exausto de perder meu tempo pesquisando tanta abobrinha. Quando o hype passa da medida e se torna enfadonho.
Random Access Memories é o quarto disco do Daft Punk e será lançado dia 21 de maio (17 de maio na Austrália), via Columbia Records.
UPDATE 16/04: Tracklist acima confirmado.
You might also like
More from Notícias
Confira os horários e palcos do Lollapalooza Brasil 2020!
Saaaaiuuu os horários e os palcos das atrações do Lollapalooza Brasil 2020 que acontece entre os dias 03 a 05 de …
Lollapalooza Brasil 2020: Ingressos no penúltimo lote, o novo #LollaDouble e as atrações das Lolla Parties
A semana do carnaval está logo aí mas o 505 te lembra que faltam pouco mais de 40 dias para …
Os melhores discos brasileiros de 2019
Simples e direto. Neste ano, estes foram os melhores discos de 2019 para o 505 Indie. 1 Emicida - AmarElo 2 Jaloo …
2 Comments
Acho que o mundo t muito carente de msica boa e esses caras so inteligentes. Da, gera isso. Mas tambm no deixa de ser fruto da prpria cultura “indie” que envolveu a banda, que apenas no primeiro album realmente era de clubbers, passando a ser coisa de roqueiro aprendendo sobre pistas no Discovery. Bem, no deixa de ser contraditrio, mas tambm PUTA corajoso isso: “Quando o hype passa da medida e se torna enfadonho.”. No meio de tanta pagao de pau, seu texto foi o melhor da semana.
O disco vai ser bom. S no sei se os roqueiros esto preparados pro Soul e pra Disco, pois se acostumaram com uma msica eletrnica feita pra roqueiros tendo como principal frmula a imagem. Foi assim com o Big Beat (Moby, Prodigy, Fatboy Slim, Chemical Brothers, Apollo 440, dentre outros). O legal essa galera francesa mesmo que roubou a audincia dos roqueiros do UK e do US. O pessoal do Frech Touch (Air, Daft Punk, Justice) foram coisas muito boas nos ltimos 10 anos. Se aliarem a John Casablancas e Pharell Williams uma clara forma de se manter vivo com uma gerao acostumada com Kanye West, Major Lazer e Santigold.
Mas espere muito mais hype, pois a Sony no vai poupar dinheiro pra isso.
O Major Lazer soltou o disco novo agora e ningum nem ouviu falar por causa desse abafamento. E o Basement Jaxx est estudando voltar este ano ps-DAFT, j que ontem ou antes de onem lanaram msica nova.
No acho que o Daft Punk eleve o jogo da eletrnica superproduzida (Calvin Harris e David Guetta) e nem mesmo da imagem (Lady Gaga). Eles sempre sero eletrnica s de roqueiro mesmo. Acho que o que est em jogo os roqueiros metabolizaram o disco e o soul do disco, que eu acho que nem vai ser to essas coisas por mais que tenha o Rodge Niles e o Georgio Moroder por perto.
Se quiser, alguns samplers de Soul e Disco utilizados pelo Daft Punk:
http://www.4shared.com/zip/8Z3Gknnc/Discovered_-_2007_-_A_collecti.html
http://www.4shared.com/zip/gAYo5Z24/Discovered_-_2007_-_A_collecti.html
http://www.4shared.com/mp3/Nw-o4GHm/Discovered_-_2007_-_A_collecti.html
Pra mim, o Daft Punk meio aquela banda que mais pedaggica do que banda de um estilo mesmo. Nasceram tentando imitar os Beastie Boys, que eram os brancos e judeus na pedagogia de fazer o roqueiro ouvir Hip Hop. Ajudaram aos roqueiros a ouvir House, assim como Chemical Brothers ajudou roqueiros a ouvir Techno. So bandas seminais, pra roqueiros. Mas na eletrnica, tem coisas que realmente so do nicho do tum-tis-tum e no so uma coisa meio pedaggica de formao, mas profissional e de expresso.
Neste ano, estou muito mais com os olhos na volta do Basement Jaxx, pois no acho que o novo do Daft Punk passe da mdia de 5 ou 6 faixas REALMENTE boas. Mas um ano bom pra eletrnica de roqueiro: Major Lazer t a e Daft Punk na sequncia. E j estamos vindo de um embalo de Santigold com MIA prestes a lanar coisas tambm.
Todos hypes finos dos indies.
E o problema no o hype, mas o deslumbre infantil com isso: exemplo o Lcio Ribeiro.
O Daft Punk fica viajando a sem lanar disco h 7 anos … enquanto isso, olha quem t esgotando a frmula deles. Quer ver? Confira isso aqui e veja a similariedade:
LMFAO – Sorry For Party Rocking
David Guetta – The Alphabeat
Lady Gaga – Bloody Mary
Essa corrida pra disco tambm um jeito de se manter vivo, pois essa coisa de Vocoder nas msicas j esgotou e todo mundo j usou. Fora que o revival anos 80, que d base ao vocoder, tambm parece que FINALMENTE t nas ltimas.
At o Skrillex t com robozinho agora (s que bem mais agressivo que o Daft Punk):
Skrillex – My Name Is Skrillex
A prpria imagem deles foi desgastada e imitada por outros caras.
Esses elementos de mscaras que eram identitrios deles, j cansaram. A competio t foda! Na imagem, olha como Deadmau5 e Bloody Beetroots esgotam a moda dos DJ’s mascarados.
The Bloody Beetroots ft. Steve Aoki – WARP
The Bloody Beetroots – Awesome
The Bloody Beetroots – Cornelius
2012 Grammy performance Foo Fighters – Deadmau5
Mas o prprio French Touch t precisando se reinventar: Cassius, Daft Punk, Air, David Guetta, Bob Sinclair, Justice, Dimitri from Paris, Laurent Wolf. Ento, o que eles fazem de ir s razes disco vlido (o que no quer dizer que s de colocar groove nas msicas j salva). Mas o groove t faltando na eletrnica. Ela engessou. Onde esto as msicas como essa:
London Beat – I’ve been thinking about you (1991)
No existem msicas mais assim. E a eletrnica t vergonha com tanto adolescente, viado e diva. Nenhum homem se atreve a cantar eletrnica hoje em dia. Onde est a rapaziada?
E sempre quando a eletrnica vai na disco, se d bem. Veja os exemplos recentes:
Duck Sauce – Barbra Streisand com sampler de Boney M. – Gotta go home (1979)
Lady Gaga – Poker Face com sampler de Boney M – Ma Baker (1976)
Madonna – Hung Up com sampler de ABBA – Gimme! Gimme! Gimme (1979)
Tamperer – Feel It (Feat. Maya) com sampler de Jacksons – Can You Feel It (1980)
MC Hammer – Can’t touch this com sampler de Rick James – Super Freak (1983)
Britney Spears – Prerrogative com sampler de Bobby Brown – My Prerogative (1988)