A 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa oficialmente essa sexta e já surpreende por fazer uma retrospectiva mais forte até que os novos filmes apresentados.
Esse ano temos um especial Elia Kazan, com filmes como “Sindicato dos Ladrões”, “Vidas Amargas”, “Rio Violento” e “Uma Rua Chamada Pecado”, entre outros. Seguindo a linha Kazan, será exibido também o documentário de Martin Scorsese e Kent Jones sobre o diretor: “Uma Carta para Elia”.
Também fazem parte especial da retrospectiva os diretores Sergei Paradjanov (A Cor da Romã e O Trovador Kerib) e Aleksei German, russo que foi censurado durante o regime comunista, dentre os filmes apresentados, eu destacaria “Vinte Dias Sem Guerra” e colocaria na lista de filmes que todo mundo deve ver.
Além desses, a retrospectiva mostra mais clássicos que qualquer um nascido nos anos 80/90 deve morrer de vontade de ver na tela grande mas não deve ter tido oportunidade: “Taxi Driver” de Scorsese, “1900” de Bertolucci, “O Leopardo” de Visconti, “A Doce Vida” de Fellini e “Laranja Mecânica” de Kubrick (corra para essas sessões com muita antecedência, pois elas lotaram mais rápido que Planeta terra com Strokes).
Entre os documentários e já pegando o embalo de Kubrick, temos o francês “Era uma vez… Laranja Mecânica” que revê a obra com um olhar crítico através de depoimentos dos atores e pessoas próximas ao diretor.
“Além do ícone” é um documentário sobre o fotógrafo da Magnum, Dennis Stock, famoso por suas fotos de clubes de jazz e celebridades hollywoodianas, especialmente James Dean.
Herzog volta no auge de sua esquisitice (e porque não genialidade) com o documentário 3D “Caverna dos Sonhos Esquecidos” sobre as primeira imagens criadas pelo homem.
Apostas certas e outros para entrarem na lista de filmes que você deve ver são: o documentário chileno “A Morte de Pinochet” e o brasileiro “Raul – O Início, o Fim e o Meio” de Walter Carvalho sobre a história de Raul Seixas.
Outro filme muito esperado esse ano é o francês “Pater”, que beira a realidade e a ficção para discutir política.
Filmes que já não são mais nenhuma novidade, mas que quem perdeu ano passado deve tentar ver esse ano são: “Em Um Mundo Melhor” que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e será exibido no vão livre do MASP, “O Magico”, animação francesa com roteiro de Jacques Tati, e o suéco original “Deixa Ela Entrar”.
Indicar filmes novos já é mais difícil, mas as minhas dicas são “Submarine” que já ganhou review aqui antes, “O Garoto da Bicicleta” dos irmãos Dardenne, “Histórias de Insônia” de Jonas Mekas, “Fausto” de Sokurov, o americano dirigido por George Clooney e com Phillip Seymour Hoffman e Ryan Gosling “Tudo pelo poder”, o francês “Ilusão Cômica”, “Toast” (UK) e o brasileiro, dirigido por Selton Mello “O Palhaço”.
Agora eu entro em território que pra mim ainda é desconhecido. Sigo aqui o faro de criticos que indicaram filmes como “Attenberg” (Grécia), “Cisne” (Portugal), “Fora de Satã” (França), “Os Hipopótamos” de Pablo Escobar (UK/ Colombia), “Isso não é um filme” (Irã), “Jess+Moss” (EUA), “Late Bloomers” (França), “Las Acaicas” (Espanha), “Era Uma vez na Anatólia” (Turquia) e “As Ondas” (Espanha).
Bom, o que resta aos paulistanos é tentar conciliar a maratona da mostra com a maratona de shows internacionais. Aguardem reviews e muitos tweets sobre a mostra, estarei de olho, qualquer coisa boa eu indico pra vocês.
You might also like
More from Filmes, HQs e Séries
Oscar 2018 confirma influências culturais do México nos Estados Unidos
As premiações de Melhor Direção para Guillermo del Toro com “A Forma da Água” e Melhor Animação para o filme …
Up! Altas Aventuras anuncia novo show no Animal Kingdom
Em 2018 uma nova atração aguarda os fãs de “Up! Altas Aventuras” (2009) no parque temático Animal Kingdom, na Disney, …
Festival Internacional de Cinema de Trento, na Itália, promove proteção ambiental
A cidade italiana de Trento, no norte da Itália, abriga um dos mais tradicionais e diferentes eventos de cinema da …