O Radiohead publicou a seguinte nota através de sua assessoria de imprensa:
“Em um evento da indústria em Londres na noite passada, Brian Message foi questionado sobre novas músicas do Radiohead. Citações atribuídas a ele e retiradas de seu discurso posteriormente apareceram [na imprensa], descrevendo-o como empresário do Radiohead. Brian Message não é o empresário do Radiohead – ele é um sócio da Courtyard Management, mas não desempenha qualquer papel operacional e, portanto, quaisquer citações do evento da noite passada, ou qualquer suposição delas decorrentes, não deve ser atribuída à gestão do Radiohead ou ser visto como citações oficiais em nome do grupo.
O Radiohead é gerido por Chris Hufford e Bryce Edge da Courtyard Management”.
Chris Hufford e Bryce Edge trabalhavam com produções musicais, no Courtyard Studios, o primeiro foi produtor do Slowdive. Ambos assinaram um contrato de gerenciamento de carreira com o Radiohead quando a banda ainda chamava On a Friday e foram eles que fecharam um contrato de 6 discos da banda de Thom Yorke com a EMI, em 1991. E foi da EMI que veio Brian Message, contador por formação, que se juntou a Hufford e Edge como co-manager da banda em 1995. Então assim, em três sócios, opera a Courtyard Management, companhia focada em gestão de carreira. O negócio nasceu por causa do Radiohead e logo depois grandes bandas como Supergrass também se tornaram clientes, mantendo-se até hoje com uma base sólida de artistas representados, Brian também tem participação na ATC Management, empresa que assegura o financiamento privado para as gravações e turnês de seus clientes, entre eles Nick Cave e PJ Harvey.
Foi por exemplo a Courtyard que teve a ideia de fazer o “pague quanto quiser” no álbum In Rainbows.
Por que o Radiohead fez questão de se distanciar do que um dia foi o seu co-manager de longa data? E que até hoje nunca havia sido descreditado nenhuma vez em reportagens de veículos importantes, como esta do The Guardian. Costumeiramente você ainda encontra reportagens de Message conversando com a imprensa ou eventos, como um dos empresários do Radiohead, o que de fato era.
A resposta para o Radiohead publicamente ter se afastado desta figura humana, pode ser o posicionamento que Message vem assumindo nos últimos anos, defendendo que o Radiohead deve sim manter todos os seus álbuns em plataformas de streaming, veja algumas reportagens sobre o assunto.
http://www.trustedreviews.com/news/radiohead-boss-defends-spotify-after-thom-yorke-protest
Radiohead’s Manager Defends Spotify, Feels Nigel Godrich’s Wrath
Radiohead’s manager sides with Spotify
Como você já leu por aqui, Thom Yorke e Nigel Godrich tem opiniões firmes contra o streaming.
Seja qual for o motivo deste “boi na linha”, mesmo Brian Message sendo o único sócio da firma que não gerencia o Radiohead, certamente ele sabe a data que o disco será lançado. Tanto é que a banda não desmentiu a informação, a grande preocupação da nota foi de apenas destronar o sujeito que se coloca como um dos empresários do Radiohead.
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